EBF na Flórida – USA

maio 14, 2011


Pr.Arlindo e Dr.Diego Barreto organizam a EBF da First Baptist Brasilian Church em Orlando (FL-EUA)

TEMA- (Zc 8:5) As praças da cidade se encherão de meninos e meninas, que nelas brincarão

 

  • A Importância no Brincar

É um fato geral a ausência de brincadeiras nos lares, onde existe uma preponderância dos vídeos games e programas de televisão.

Não vemos mais as crianças brincando de amarelinha, pulando corda, brincando de bola.

-Para entendermos uma criança devemos entender suas brincadeiras.

Através da brincadeira, as crianças começam a compreender como as coisas funcionam: o que pode ou não ser feito com os objetos e como. As brincadeiras mudam à medida que as crianças crescem em compreensão e problemas diversos começam a ocupar as suas mentes.

Freud via a brincadeira como o meio pelo qual a criança efetua suas primeiras grandes realizações culturais e psicológicas, e dizia que através da brincadeira ela expressa a si própria: isso é verdade mesmo para um bebê, cuja brincadeira consiste em nada mais do que sorrir para a mãe enquanto ela lhe sorri. Percebeu também o quanto e como as crianças exprimem bem seus sentimentos e pensamentos por meio das brincadeiras. São por vezes sentimentos sobre os quais a própria criança permaneceria ignorante, ou sob os quais estaria esmagada se não lidasse com eles representando-os sob a forma de fantasia lúdica.

  • Por que as crianças brincam?

-Primeiramente as crianças brincam porque é prazeroso, é agradável.

Quando as crianças brincam, elas entram num mundo diferente deste, elas mergulham no mundo da fantasia. Muitas vezes nem nos ouvem. Podemos falar com elas que elas nem percebem, afinal sua atenção está voltada pra uma seqüência de raciocínio alheia ao real.

Observe uma criança brincando e verá que ela está interagindo com o brinquedo: ri, faz cara feia, faz movimentos, se aborrece, se encanta… ou seja… milhões de sentimentos são vividos no momento do BRINCAR.

Pv 22; 6 nos exorta a ensinar a criança no caminho que deve andar e, ainda quando for velho, não se desviará dele. Cremos que o ensino em forma lúdico, imprimirá de maneira mais agradável a palavra de Deus e deixará os momentos mais alegres, impressos no coração, a lembrança daquilo que viveram na  igreja e foram muito felizes. “As brincadeiras das crianças deveriam ser consideradas suas atividades mais sérias.” (Montaigne)

Vejam as fotos incríveis!


Leave a Reply